Medidas se referem ao insumo farmacêutico Dextrometorfano, fabricado na Índia, e ao produto Tesão de Vaca
04 de outubro de 2013 | 12h 41
BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou proibições de comercialização do insumo farmacêutico ativo Dextrometorfano e de de todos os lotes do produto Tesão de Vaca, bebida vendida como estimulante. As decisões estão presentes na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial da União.
Veja também:
Governo criará cadastro de produtos que podem causar reações alérgicas
Anvisa proíbe venda de 30 produtos cosméticos eróticos
Governo criará cadastro de produtos que podem causar reações alérgicas
Anvisa proíbe venda de 30 produtos cosméticos eróticos
A Anvisa determinou a suspensão da importação, distribuição, comércio e uso do insumo farmacêutico ativo Dextrometorfano, fabricado pela empresa Konduskar Laboratories Private Limited, localizada em Kilhapur, na Índia. A medida se deve à ocorrência de eventos adversos graves em crianças após o consumo de xarope infantil com o princípio ativo Dextrometorfano importado do laboratório indiano e utilizado como matéria prima no medicamento fabricado no Paraguai e sem registro no Brasil.
Além disso, a agência alerta que a partir desta sexta-feira está proibida a distribuição e a comercialização, em todo o País, de todos os lotes do produto Tesão de Vaca, fabricado pela empresa K-Lab (Nilton Roancini Junio ME). A bebida, segundo a Anvisa, não apresenta na rotulagem as advertências obrigatórias previstas na legislação sanitária, tais como a indicação das quantidades de cafeína e de taurina presentes na fórmula. Outra infração cometida pelo fabricante é apresentar como denominação de venda uma expressão que indica o produto como estimulante.
Anvisa proíbe venda de xarope e de bebida vendida como estimulante - vida - saude - Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário