aurea.santos@anba.com.br
Natalia Porto, gerente de Projetos Internacionais da Abiquifi, explica que as companhias árabes não vêm ao Brasil somente para comprar determinados tipos de produtos, mas para uma negociação mais ampla.
“As indústrias brasileiras têm um portfólio bastante vasto. O objetivo [das rodadas] é colocar as empresas árabes com as brasileiras para que elas avaliem as oportunidades de negócios. Nosso foco está na possibilidade de exportações, na formação de joint-ventures, no licenciamento para se produzir lá fora, na internacionalização das empresas brasileiras”, afirmou.
Para participar das rodadas de negócios, as empresas nacionais precisam ser associadas ao projeto Brazilian Pharma Solutions, promovido pela Abiquifi em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A associação não implica em qualquer custo para a empresa e a participação nas rodadas também é gratuita.
A expectativa da Abiquifi é ter a participação de 10 a 15 empresas nacionais nos encontros com os árabes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de julho.
As empresas árabes que estarão presentes nas rodadas são a Tabuk (Arábia Saudita), Bajafar Medical (Sudão), Reopharm (Jordânia), Ibn Hayyan&Mohdar (Iêmen), Pharmacare (Palestina), Al Taqaddom Pharmaceutical Industries (Jordânia), Al Multaqa Drugs & Pharmaceutical (Emirados Árabes Unidos), Unipharma (Iraque), Biopharm e SigmaTec Pharma (Egito).
Todos os anos, a Abiquifi realiza rodadas de negócios durante a CPhI South America com importadores de um único país ou uma região. Em 2014, as rodadas serão exclusivas com compradores do Oriente Médio e Norte da África. Em 2013, a Rússia foi o país convidado.
“É um grande mercado e alguns países árabes estão na lista de mercados-alvo, como Arábia Saudita e Emirados”, conta a executiva sobre a escolha da região. Ela diz que houve também um pedido das empresas brasileiras do setor, que têm grande interesse nos países árabes, mas encontram dificuldades para entrar naqueles mercados. “Nosso principal objetivo é a abertura de mercado”, afirma Porto, destacando que as empresas estrangeiras são de médio e grande porte.
Ela ressalta ainda que há países da região que atuam como plataforma de exportação, portanto, é possível atingir outros mercados por meio deles.
Como preparação para as rodadas, no dia 30 de julho ocorre o workshop Aspectos Culturais e Negociação com os Países Árabes. O evento, na sede da Câmara Árabe, vai abordar técnicas para fazer negócios com empresários árabes e também apresentar um panorama do setor farmacêutico nos países da região. O seminário é aberto para qualquer companhia interessada no tema do evento.
Segundo dados compilados pela Câmara Árabe, em 2013 os países árabes importaram um total de US$ 17 bilhões em produtos farmacêuticos. Do Brasil, porém, os países da região compraram apenas US$ 11,57 milhões. As principais nações fornecedoras de produtos do setor para os árabes são Alemanha, Suíça, França, Bélgica e Inglaterra.
Serviço
Rodadas de Negócios na CPhI South America
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo
Dias 05 e 06 de agosto
Inscrições pelo e-mail atendimento_psi@abiquifi.org.br
Workshop Aspectos Culturais e Negociação com os Países Árabes
Dia 30 de julho, às 9h30
Sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Avenida Paulista, 326, 11º andar – São Paulo
Informações pelo telefone (11) 3147-4092 ou pelo e-mail tmachado@ccab.org.br
Árabes participam de rodadas do setor farmacêutico - DIKAJOB