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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CRESCE RECALL DE ALIMENTOS E PRODUTOS DE HIGIENE


Aumento foi de 142,8%, segundo DPDC; veículos e motocicletas lideram chamamentos
Os recalls de produtos alimentícios e de higiene pessoal foram os que mais cresceram neste ano em relação a 2010. Segundo balanço divulgado ontem pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), o aumento foi de 142,8%.
No segmento, foram 17 chamamentos para troca de produtos ante sete registrados no ano passado. Os segmentos de veículos e motocicletas, por sua vez, continuam como líderes de recalls. No ano foram, respectativamente, 41 e 14 chamados.
Ao todo, ocorreram 75 recalls no país em 2011. Em relação a 2010, a variação foi pequena. Ante 2003, os recalls no Brasil aumentaram 127,2%. Segundo especialistas, o aumento não preocupa porque o crescimento do consumo favoreceu o surgimento de novos produtos.
O ano também se destacou pelo maior recall desde a formação do banco de dados sobre as notificações, em 2003. O defeito na vedação da embalagem do fermento em pó Royal, da Kraft Foods Brasil, atingiu 40 milhões de unidades, em novembro.
"Isso mostra que o recall tem sido cada vez mais adotado pelos fabricantes como forma de evitar o aumento de acidentes de consumo. O fermento em pó, por exemplo, tem em toda cozinha no Brasil", disse a diretora do DPDC, Juliana Pereira.
A diretora, porém, demonstrou preocupação com a falta de um banco de dados de acidentes de consumo. "Precisamos avançar nisso", disse. Um projeto de lei em tramitação no Congresso Federal trata do assunto.
"O recall é positivo. O exagero é que tem que ser observado", disse o diretor de fiscalização do Procon do Estado de São Paulo, Renan Ferraciolli. "E o consumidor é importante porque tem que ficar atento a qualquer chamamento", completou.
Nos Estados Unidos, o recall existe desde a década de 1960 para produtos com defeitos mínimos ou que ofereçam risco de morte. No Brasil, o recall vigora desde 1991.
Fonte: Folha de São Paulo

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